Carregando

Qualidade e Precificação de um Vídeo

Antes de falar do custo do vídeo, primeiro é preciso entender o que é qualidade de um vídeo, afinal, quando falamos em qualidade de um produto ou serviço, estamos falando em acabamento, durabilidade, utilidade, design, estética, etc. Mas em vídeos, como se define qualidade?!

Sem nos aprofundar muito neste aspecto, a qualidade de um vídeo consiste em 3 etapas essenciais de classificação:

  • Planejamento (criar roteiro e definir objetivos).
  • Produção (Captação de imagens e som).
  • Edição (Montagem do vídeo).
  • Planejamento

    É nesta etapa que todo o vídeo de início ao fim precisa ser visualizado mentalmente e passado para o papel, é aqui onde se define objetivos. Ou seja, é um vídeo para vender um produto? Apresentar um serviço? Transmitir uma ideia ou gerar emoção? Outra finalidade?

    Tendo este aspecto em mente, fica mais fácil pensar a forma como ele deve ser produzido para cumprir tal objetivo, e assim, passamos para a definição do roteiro.

    Quanto mais detalhes no planejamento, melhor tende a ser o resultado (qualidade) do vídeo final.

    Produção

    A qualidade da produção é dada pela técnica e experiência do produtor e equipamentos disponíveis. Mas você já sabia disso não é mesmo? E se você nunca produziu um vídeo, isto pode parecer até assustador, pois já deve ter imaginado equipamentos super potentes e uma equipe de várias pessoas trabalhando nisto, o que acarreta em um custo muito alto de produção… mas calma, não é nada disso.

    Cada vídeo tem sua especificidade mínima de equipamentos, e alguns podem ser usado simplesmente um smartphone para serem produzidos, gerando um custo de produção extremamente baixo.

    A produção depende diretamente do planejamento do vídeo, do objetivo e da forma como quer mostrar o conteúdo deste. E é por isso que quando falamos em preço e orçamento, normalmente você (cliente) não deve pensar apenas em tempo de vídeo, o famoso: “quanto você cobra para fazer um vídeo de 1 minuto?”. Afinal, um vídeo de 1 minuto de duração, de um depoimento direto (a pessoa falando diretamente para a câmera) é muito diferente de um vídeo de 1 minuto com imagens aéreas e terrestres, com narração, animações e efeitos sonoros.

    Mas quanto melhor o equipamento melhor é a qualidade, não é mesmo?
    Sim, mas isto quando falamos em qualidade de imagem (definição e cor), pois como dito antes, a qualidade da produção também é contada pela técnica e experiência do produtor, ou seja, não basta ter um equipamento bom, é preciso saber extrair o melhor modo de criar as imagens para o propósito final do vídeo.

    Portanto e para finalizar, a qualidade de produção é dado pela capacidade de utilizar o melhores recursos disponíveis para extrair as melhores imagens/áudios que visam transmitir o objetivo final do vídeo.

    Edição

    Ah a edição… a parte onde a mágica acontece, onde o quebra cabeça é montado. E assim como a produção, a edição também está ligada diretamente ao planejamento.

    Talvez você não saiba disso, mas a edição normalmente é a parte mais longa da concepção de um vídeo, pois é nela que todas as imagens serão revisadas, selecionadas e tratadas, as ideias e momentos certos serão extraídos, e o áudio, efeitos sonoros, trilhas musicais serão sincronizadas e então o vídeo ganhará vida.

    E assim como na produção, a edição também depende de recursos digitais, equipamentos, técnica, experiência e criatividade do profissional editor.

    E neste aspecto, a qualidade de edição é dada pela capacidade do vídeo final em transmitir a mensagem que foi planejada e captada, se as sequências de imagens, transições e as trilhas sonoras estão em harmonia e gerando o resultado no público, seja o desejo de comprar, seja a compreensão do serviço apresentado ou a emoção sobre a ideia transmitida.

    Portanto, o que faz um vídeo ser bom, é o conjunto de elementos que o compõem, desde a ideia e objetivo até a edição e momento certo de publicação. É claro que, quanto mais recursos você possui para produzir um vídeo, maiores e melhores serão as possibilidades, porém, mesmo com recursos escassos, é possível produzir excelentes vídeos. Tudo depende, da capacidade de imaginação e de como utilizar da melhor forma os recursos a disposição.